Data: 31-01-2012
Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)
Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Lymania corallina é endêmica do Brasil e ocorre exclusivamente no Estado da Bahia, do norte de Ilhéus a Maraú, passando pelos municípios de Uruçuca, Itacaré e Ubaitaba. Conhecida a partir de apenas cinco localidades, tem EOO estimada em 1.003,03 km² e AOO de 56 km², estando sujeita a quatro situações de ameaça. Apesar de ser encontrada em um número grande de municípios, a espécie está sob risco de extinção, pois são cada vez mais raras as áreas de Mata Atlântica dessas localidades e poucas as áreas protegidas. Assim, L. corallina foi avaliada como "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Lymania corallina (Brong. ex Beer) R.W.Read;
Família: Bromeliaceae
Sinônimos:
A espécie é endêmica do Estado da Bahia (Martinelli et. al., 2008), sendo encontrada do norte de Ilhéus a Maraú, passando pelos municípios de Uruçuca, Itacaré e Ubaitaba (Sousa, 2004). É conhecida por apenas cinco localidades com uma área estimada menor que 5000 km² (Sousa; Wendt 2008).
É comumente encontrada como epífita no extrato inferior de Matas Higrófilas de encosta próximas ao litoral e em restinga arbórea (Sousa, 2004).
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência
national
Severidade
very high
Detalhes
Apesar de ser encontrada em um número grande de municípios a espécie se encontra em risco de extinção, pois são cada vez mais raras as áreas de Mata Atlântica dessas localidades e são poucas as áreas protegidas, como a Reserva Estadual do Conduru em Serra grande (7.000 ha) e a Reserva Municipal Mata da Esperança (437 ha) (Sousa, 2004).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no anexo II da Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção como "Deficiente de Dados" (DD) (MMA, 2008). E segundo Biodiversitas (2005) a espécie foi categorizada como "Vulnerável" (VU).
5.7 Ex situ conservation actions
Situação: on going
Observações: A espécie é cultivada na coleção de Plantas Vivas de Elton M.C. Leme, situada no local denominado "Refúgio dos Gravatás", município de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro (Ayoama; Sajo 2003).
- AOYAMA, E. M.; SAJO, M. G. DAS. Estrutura Foliar de Aechmea Ruiz & Pav. Subgênero Lamprococcus (Beer) Baker e Espécies Relacionadas (Bromeliaceae). Revista Brasileira de Botânica, v. 26, n. 4, p. 461-473, 2003.
- FORZZA, R. C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J. A. ET AL. Lymania in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Acesso em: 15 de Março de 2011.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- MARTINELLI, G.; VIEIRA, C. M.; GONZÁLEZ, M. ET AL. Bromeliaceae da Mata Atlântica Brasileira: Lista de Espécies, Distribuição e Conservação. Rodriguésia, v. 59, n. 1, p. 209-258, 2008.
- SOUSA, L. O. F. DE; WENDT, T. Taxonomy and Conservation of the Genus Lymania (Bromeliaceae) in the Southern Bahian Atlantic Forest of Brazil, Botanical Journal of the Linnean Society, v.157, 2008.
- LEANDRO DE OLIVEIRA FURTADO DE SOUSA. Revisão Taxonômica e Filogenia do Gênero Lymania Read. (Bromelioideae ? Bromeliaceae). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, v.seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Lymania corallina in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lymania corallina
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 31/01/2012 - 19:03:35